UCC Coimbra Saúde

A UCC Coimbra Saúde (UCC CS) é uma unidade funcional do ACeS Baixo Mondego, que abrange as áreas geográficas dos Centros de Saúde de Eiras, Santa Clara e Fernão Magalhães, num total de 219,26 quilómetros quadrados, abrangendo o total de 13 freguesias. Esta tem uma população residente de 69.751 habitantes, a que corresponde uma densidade populacional de 318,12 habitantes/Km2, sendo a população inscrita nos Centros de Saúde de 68 172 utentes (RNU, 2020).
Iniciou a sua atividade em Novembro de 2016, após homologação do plano de Ação para o triénio 2016-2018.
Assim, e de acordo com o decreto-lei nº 28/2008, artigo 11º, a UCC pretende prestar cuidados de saúde e apoio psicológico e social de âmbito domiciliário e comunitário, especialmente às pessoas, famílias e grupos mais vulneráveis, em situação de maior risco ou dependência física e funcional ou doença que requeira acompanhamento próximo e, atua ainda na educação para a saúde , na integração em redes de apoio à família e na implementação de unidades móveis de intervenção.
Missão
Contribuir para a melhoria do estado de saúde da população da área geográfica de intervenção,
visando a obtenção de ganhos em saúde concorrendo, assim e de um modo direto, para o cumprimento da missão do ACeS Baixo Mondego.
Visão
Que a UCC CS seja reconhecida como uma unidade de excelência, enquanto:
-
Prestadora de cuidados de saúde de qualidade e em proximidade, com especial enfoque nas áreas de cuidados continuados, cuidados paliativos e de apoio ao cuidador;
-
Grande impulsionadora da literacia em saúde na comunidade, nomeadamente em grupos populacionais com necessidades especiais de saúde ou mais vulneráveis e na população escolar;
-
Organização credível e reconhecida pela comunidade;
-
Unidade empenhada e eficaz na cooperação interinstitucional.
Valores
Os profissionais que desenvolvem atividade na UCC CS pautam-se pelos seguintes Valores:
-
Profissionalismo, ética e respeito;
-
Orientação para as necessidades da comunidade;
-
Eficácia e eficiência na ação;
-
Motivação elevada e aposta na aquisição de novas competências;
-
Compromisso para com a qualidade;
-
Honestidade, transparência e humanização de cuidados.